A reputação e o imperativo de uma gestão integrada
Gestão da reputação é equação na qual toda a empresa ganha, mas requer visão sistêmica e planejamento para execução
Nossos estudos recentes mostram que um número crescente de executivos está reconhecendo a importância da gestão da reputação para garantir a perenidade e competitividade das organizações. Essa conscientização está impulsionando um aumento no conhecimento e estimulando o pensamento estratégico.
Se, enquanto sociedade, estamos avançando no tema e concordamos que a reputação corporativa tem profunda importância para as marcas, para a sua competitividade e sua capacidade de engajamento, como fazer a correta gestão integrada deste ativo?
Na 10ª edição do nosso índice Caliber de Reputação, publicado em parceria com o Meio & Mensagem – principal veículo de comunicação e marketing nacional, você poderá conferir uma análise aprofundada sobre reputação e gestão estratégica, além de conferir as empresas líderes em Confiança e Admiração por segmento de atuação e que podem servir de grande inspiração para a sua empresa. A pesquisa consolida as avaliações do 2º trimestre de 2023, abrangendo: 94 marcas monitoradas, 22 segmentos de mercado e mais de 11.130 avaliações realizadas com um índice de confiança de 95%.
Highlights do estudo
- J&J, Havaianas, Google, O Boticário, Samsung, Natura, Microsoft, Nubank, Apple e Amazon ocupam, respectivamente, as 10 primeiras posições do ranking nacional de reputação;
- Em 10 dos 22 segmentos analisados (45% do total), as posições de liderança foram ocupadas por empresas multinacionais. Para as empresas nacionais, esse é o melhor resultado dos últimos cinco trimestres;
- Havaianas e J&J demonstram uma força que perpassa gerações e estilos de vida, sendo bem-vistas por públicos bem distintos em diferentes períodos históricos;
- Quando realizamos a avaliação por gênero, Apple e J&J estão na relação das marcas com maior reputação em ambas as listas.
O que aprendemos com os exemplos acima
A gestão integrada da reputação é essencial para atender às expectativas dos stakeholders e construir um futuro sólido para a organização. Isso requer alinhamento estratégico, visão holística e foco em resultados a longo prazo. Pensar as prioridades atuais e futuras é fundamental para evitar miopia corporativa e garantir uma construção sustentável de valor no cenário de negócios.
Para refletir
Sua agenda, caixa de e-mails e alocação de tempo dizem muito sobre suas prioridades. Será que você está conseguindo equilibrar os desafios do presente com a construção de valor futuro? Ou existe um natural desequilíbrio entre as suas prioridades e as da sua organização? Só pensar no curto prazo pode conduzir a uma miopia corporativa na busca do resultado pelo resultado e não na construção de um contexto de negócios melhor no futuro.
Sobre o ranking
Para o desenvolvimento do estudo, aplicamos o método de coleta de dados junto à sociedade brasileira entre 01.04.2023 e 30.06.2023. O questionário foi desenvolvido com 17 atributos relacionados a Reputação e Marca – escala de 7 pontos, com entrada de dados em tempo real na Plataforma Digital Real-Time Tracker, de propriedade da Caliber (www. groupcaliber.com.br). Foram realizadas 11.130 avaliações no trimestre, baseadas nas respostas de 3.251 participantes. No consolidado do semestre realizamos no Brasil 24.032 avaliações a partir de 7.600 entrevistas.
Sobre o artigo
A matéria ¨A reputação e o imperativo de uma gestão integrada¨, foi produzida pelo nosso Diretor Executivo Dario Menezes; professor de Branding da FGV e ESPM, e pelo Consultor Associado da Caliber e professor da Aberje, Marcos André Costa.
Boa leitura!