A gestão de dados como papel central na construção da reputação
Na 11ª edição do nosso Índice Caliber de Reputação, publicado em parceria com o Meio & Mensagem – principal veículo de comunicação e marketing nacional, você acompanha as empresas líderes em Confiança e Admiração por segmento de atuação no último trimestre e confere um breve artigo sobre a função primordial da área de comunicação e seus desafios.
O índice consolida as avaliações do 3º trimestre de 2023, envolvendo 94 marcas monitoradas, 22 segmentos de mercado e 12.320 avaliações realizadas com um índice de confiança de 95%. Durante os nove meses de 2023, conduzimos 36.352 avaliações no Brasil, com base em 11.481 entrevistas.
Highlights do estudo
- Johnson & Johnson, Microsoft, Google, Havaianas, O Boticário, Natura, Nubank, Samsung, General Electric e Mercado Livre ocupam, respectivamente, as 10 primeiras posições do ranking nacional de reputação no terceiro trimestre de 2023;
- Ao analisarmos as empresas consideradas líderes em reputação nos seus respectivos segmentos de atuação, 10 dos 22 segmentos (45% do total) são liderados por empresas nacionais;
- Havaianas e O Boticário são as marcas mais consistentes no top five de reputação ao longo dos dez trimestres do nosso ranking;
- Ao avaliar os quatro atributos de Reputação Corporativa, a Microsoft lidera nos quesitos “Inovação,” “Integridade¨, e “Liderança¨. No quesito “Produtos e Serviços”, ela ocupa a quarta posição, ficando atrás de Colgate-Palmolive, Apple e Johnson & Johnson, respectivamente.
Artigo
Um planejamento de comunicação eficaz é fundamental para construir uma percepção sólida de confiança e admiração. A utilização inteligente de indicadores e métricas desempenha um papel crucial na gestão bem-sucedida. Quando a área de comunicação compreende seu papel em influenciar a percepção positiva de seu público e se torna um agente capaz de gerar valor mensurável para o negócio, ela combina o melhor de dois mundos: uma base sólida apoiada na experiência profissional e na criatividade.
Na matéria ¨A gestão de dados tem papel central na construção da reputação¨, publicada no Meio & Mensagem em conjunto com o nosso Índice de Reputação Corporativa, você descobre por que a combinação de indicadores com criatividade é essencial para o sucesso das marcas. O conteúdo foi elaborado pelo nosso Diretor-executivo, Dario Menezes, que é professor de Branding na FGV e ESPM, e pelo Consultor Associado da Caliber e professor da Aberje, Marcos André Costa.
Sobre o ranking
Para o desenvolvimento do estudo, aplicamos o método de coleta de dados junto à sociedade brasileira entre 01.07.2023 e 30.09.2023. O questionário foi desenvolvido com 17 atributos relacionados a Reputação e Marca – escala de 7 pontos, com entrada de dados em tempo real na Plataforma Digital Real-Time Tracker, de propriedade da Caliber. Foram realizadas no terceiro trimestre 12.320 avaliações baseadas em 3.887 entrevistas. No consolidado dos nove meses de 2023, realizamos, no Brasil, 36.352 avaliações a partir de 11.481 entrevistas.
Boa leitura!