NOVO: 2º Índice Caliber da Marca Empregadora

Tempo de leitura: 2 minutos

Índice Caliber ESG: mapeando as empresas líderes em Sustentabilidade no Brasil

Em um cenário onde a responsabilidade social e ambiental das empresas assumem cada vez mais relevância, o Índice Caliber ESG se destaca como um importante instrumento para avaliar e reconhecer as empresas brasileiras que se dedicam ativamente às práticas de Sustentabilidade.

Elaborado pela nossa equipe, referência em gestão da reputação corporativa, o índice se baseia em uma metodologia que combina as empresas listadas no ISE da B3 com a percepção da sociedade brasileira. Por meio da plataforma Real-Time Tracker, mapeamos o impacto das empresas em três atributos atitudinais:

Ambiental: abrange a gestão de recursos naturais, emissões, e descarte de resíduos, entre outros aspectos;
Social: avalia o compromisso da empresa com seus colaboradores, comunidade e direitos humanos;
Governança: analisa a estrutura de governança corporativa, ética e transparência da empresa.

As empresas com maior destaque no Índice Caliber ESG são reconhecidas como líderes em sustentabilidade no Brasil, demonstrando um compromisso genuíno com os princípios ESG e gerando um impacto positivo na sociedade e no meio ambiente.

🏆 Principais resultados:

1º lugar: Natura
2º lugar: Rede D’Or
3º lugar: WEG
4º lugar: Suzano
5º lugar: Engie

Benefícios do Índice Caliber ESG:

Para as empresas: reconhecimento como empresa líder em sustentabilidade, atração de investimentos e clientes conscientes, aprimoramento da reputação corporativa e engajamento dos colaboradores.

Para a sociedade: incentivo às práticas ESG pelas empresas, promoção da sustentabilidade e do desenvolvimento social e ambiental do país.

O Índice Caliber ESG se consolida como uma ferramenta essencial para:

Investidores: identificar empresas com forte compromisso com a sustentabilidade e tomar decisões de investimento mais conscientes.

Empresas: aprimorar suas práticas ESG e alcançar um melhor desempenho no índice.
Sociedade: cobrar das empresas um comportamento mais responsável e engajado com a sustentabilidade.

Sobre o ranking

O índice Caliber ESG contempla três atributos atitudinais do nosso modelo de monitoramento, medindo individualmente a percepção da relevância das iniciativas ambientais, sociais e de governança das organizações, bem como o índice de familiaridade das ações ESG conquistado pelas empresas perante a opinião pública.

Para a elaboração do ranking selecionamos 40 empresas listadas no ISE da B3 entre as 102 empresas monitoradas pela Caliber regularmente no país. No período de janeiro a maio foram entrevistadas 4.778 pessoas on-line, totalizando 9.383 avaliações, numa amostra representativa da sociedade brasileira.

Boa leitura!