Tecnologia e qualidade de dados são essenciais para cuidar da reputação corporativa
No último dia 24 de junho, o time da Caliber Brasil, o CEO global do Grupo, Shahar Silberschatz, e o COO, Vladimir Verchinine, se reuniram nas instalações do Itaú BBA em São Paulo com mais de 40 executivos de comunicação para a primeira edição do Encontro de Líderes Caliber. O evento surgiu como uma iniciativa para aprofundar as discussões sobre gestão da reputação, que cada vez mais se destaca como um elemento estratégico para os negócios e uma prática fundamental para os COOs embasarem seus resultados e orientações.
A abertura foi conduzida por Dario Menezes, diretor-executivo da Caliber no Brasil e América Latina, que explicou como a consultoria está trabalhando para integrar a gestão da reputação em diferentes camadas do universo corporativo, por meio de dados. Ele enfatizou a importância de alinhar os valores centrais das empresas com as expectativas dos stakeholders, destacando a necessidade de monitoramento da reputação de forma regular, com KPIs customizados e análises estratégicas.
Viviane Mansi, nova conselheira da Caliber, trouxe insights valiosos sobre o cenário atual. ¨Entre outros desafios, o encolhimento do orçamento disponibilizado para o setor aponta a necessidade crescente de esforços e investimentos assertivos, o que valoriza ainda mais o trabalho das consultorias de comunicação¨, afirmou.
Francisco Carvalho, também conselheiro da Caliber, apontou a relevância de executivos de comunicação corporativa disporem de indicadores de reputação para apresentar a seus boards e outras áreas das empresas, mostrando que “é possível e essencial fazer gerenciamento de ativos intangíveis”.
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Confira as entrevistas de Viviane Mansi e Francisco Carvalho.
Construção da Reputação: quais são seus desafios e oportunidades?
Destaques do encontro:
- A gestão da reputação hoje não tem nenhuma semelhança com a realidade de antes da pandemia, em 2020. Ela exige maior proatividade, agilidade e gestão dos dados
- Segundo estudo do Ocean Tomo Investment Group, a contribuição dos ativos intangíveis – entre eles, a reputação – para o valor de mercado das empresas listadas no S&P 500, por exemplo, passou de um terço, em meados da década de 80, para 90%, em 2020.
- O uso isolado de monitoramento é menos apurado, já que análises das redes sociais medem o impacto imediato e não de longo prazo da percepção dos seus públicos de interesse.
- Não é possível ignorar a tecnologia, pois ¨você precisa de AI para combater ameaças de AI”.
O que fazer e como agir para cuidar da reputação:
- Agilidade: identificar questões relevantes e agir em dias, não em semanas ou meses.
- Autenticidade: agir de acordo com propósito e valores da organização, explicar a posição com honestidade.
- Alinhamento: entre funções, stakeholders, geografias e equipe de liderança.
- Sempre “on”: ter habilidades e ferramentas para detectar, processar e responder com prontidão quaisquer ameaças.
Insights
Durante a sessão de perguntas e respostas, temas cruciais foram abordados, incluindo o impacto das ações das empresas durante a pandemia e a gestão de crises de reputação na era da policrise ou permacrise (crises múltiplas ou permanentes). Shahar destacou a importância de ações autênticas e transparentes em um ambiente saturado de informações e opiniões, alertando para o risco de as empresas se distraírem de sua missão e de seu propósito ao terem que driblar todo o tempo ataques de detratores e fake news.
Pâmela Vaiano, Superintendente de Comunicação do Itaú, levantou questões sobre a necessidade de alinhar conteúdos corporativos com as expectativas reais da sociedade, especialmente em tempos de polarização política e social e disseminação de fake news. Shahar não hesitou em responder que a empresa deve proteger seus valores, funcionários e diretrizes, reconhecendo que “é impossível agradar a todos, especialmente em um cenário de polarização”.
Ou seja…
Na era digital e da Inteligência Artificial, o maior desafio, segundo Shahar, é lidar com a desinformação e a falta de conhecimento do público em geral. O executivo acredita que é possível alcançar melhores resultados nos negócios a partir de uma boa reputação e maior confiança por parte dos stakeholders. Ele enfatiza que, ao ir além dos resultados comerciais e agir com ética, é possível para as organizações construírem um mundo de negócios melhor, mais alinhado com as demandas de seu entorno.
Vale lembrar que Shahar também foi palestrante da 8ª edição do Aberje Trends: Tendências em Comunicação. Confira no nosso LinkedIn e na página oficial da Aberje mais detalhes.
Até breve:
Nossa intenção é que este Encontro de Líderes Caliber seja apenas o primeiro de uma série de eventos voltados para aproximar profissionais de comunicação de alto calibre em conversas sobre tendências e desafios da gestão da reputação corporativa.