NOVO: 2º Índice Caliber da Marca Empregadora

Tempo de leitura: 3 minutos

Como a Caliber ajudou a Airbus a consolidar sua gestão de marca e reputação

Sobre a Airbus

A Airbus é uma pioneira global na indústria aeroespacial, com atividades nos setores de aeronaves comerciais, helicópteros, defesa e espacial. Maior empresa de aeronáutica e espacial da Europa e líder mundial, emprega cerca de 130.000 profissionais e está na vanguarda da indústria de aviação.

Desde aeronaves comerciais de ponta a moderníssimos sistemas espaciais, a Airbus oferece produtos que conectam pessoas e lugares por via aérea e espacial. Seu compromisso com a excelência transformou-a em líder do setor e opção confiável para clientes no mundo todo.

 

 

Escopo 

Início: outubro de 2021
Cobertura geográfica: Internacional
Amostra semanal: Alta

 

Desafios e Objetivos 

A posição de influência da Airbus como a maior empresa do setor Aeroespacial e de Defesa vem com uma enorme responsabilidade de estabelecer o rumo de como a indústria se desenvolverá no futuro. Para acompanhar de perto o impacto da nova estratégia orientada por propósitos e proporcionar maior efetividade no acompanhamento da percepção dos stakeholders relevantes, a Airbus estabeleceu uma parceria estratégica com a Caliber. Agora, utiliza dados de percepção das partes interessadas, provenientes da nossa plataforma digital Real-Time Tracker (RTT), para informar e fortalecer a gestão da marca e reputação.

Em coordenação com a implantação de sua nova abordagem de comunicação, a empresa queria consolidar seus esforços de mensuração de marca e reputação e adotar uma solução ágil que identificasse e otimizasse o impacto das comunicações globais sobre as percepções da empresa.

Objetivos da transição de um acompanhamento periódico para contínuo

  1. Alinhamento interno e planejamento ágil das atividades de comunicação;

  2. Melhorar o repasse da estratégia global de comunicação e aumentar a agilidade no planejamento de atividades lideradas pela marca;

  3. Comunicação orientada por KPIs;

  4. Utilizar a medição contínua de percepção para estabelecer Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs) em comunicação, melhorando a eficiência e a alocação de recursos com base no impacto.

“A plataforma digital Real-Time Tracker permite uma gestão estratégica para qualquer empresa que ambicione usar a comunicação de forma estratégica e proativa. Num mundo em constante mudança, a função da comunicação precisa de dados de percepção abrangentes e contínuos para conseguir aproveitar oportunidades e lidar com crises – e basicamente entender o impacto e o valor do que fazemos.”
Holger Schubert
Diretor de Marca e Imagem Corporativa, Airbus

 

Resultado

A solução da Caliber fornece à Airbus dados de percepção contínua de stakeholders constantemente atualizados em mais de 10 mercados selecionados, oferecendo aos usuários a possibilidade de filtrar os dados por públicos-alvo, comparar pontos de dados para avaliar o desempenho de referência e considerar o desenvolvimento das percepções ao longo do tempo, cruzando referências com o rastreamento de mídia e informações sobre eventos e campanhas da empresa.

A solução global de rastreamento multi-mercado entre stakeholders está proporcionando mais eficiência e alinhamento às funções de comunicação da Airbus, permitindo que eles aloquem orçamentos de acordo com o impacto e moldem atividades de marca que envolvam os stakeholders na jornada da empresa para cumprir seu novo propósito.

Isso ajudou a Airbus a otimizar o impacto reputacional de seus anúncios, eventos externos e cobertura midiática, além de informar decisões importantes sobre como reagir ou projetar estratégias preventivas futuras.

 

Reconhecimento

O trabalho da Caliber com a Airbus foi reconhecido na cerimônia de premiação DataComms Awards de 2023 em Londres. Organizado pela revista Communicate, os prêmios celebram “o uso de dados em comunicações corporativas, seja por meio de medição e avaliação ou em estratégias de comunicação”.

A Caliber e a Airbus receberam quatro prêmios – Ouro para “Melhor uso de dados para auxiliar na gestão de reputação”, “Melhor visualização de dados” e “Melhor insight de dados de atividade global de comunicação (contínua)”, e Prata para “Uso mais inovador de dados”.