Confira quais são as empresas que se adaptaram melhor ao contexto extremamente incerto deste início de ano
Como se não bastassem os desafios que o planeta já vem experimentando, o início de 2025 marcou o agravamento de questões geopolíticas. Diante de um cenário de insegurança crescente, governos e empresas são obrigados a repensar estratégias e investimentos.
Esse é o cenário retratado na 17ª edição do Índice Caliber de Confiança e Admiração, desenvolvido em parceria com o Meio & Mensagem. O estudo mostra que organizações que alinham propósito, escuta ativa e clareza de posicionamento obtêm maior respaldo da sociedade, especialmente em tempos de crise e polarização.
Nessa rodada, o top 3 ficou com:
🥇Nestlé
🥉Microsoft
Além do ranking geral, o estudo também destaca os vencedores em 23 diferentes setores do mercado.
Artigo convida a fugir do deserto de ideias
Escrito por Dario Menezes, diretor-executivo da Caliber, e Marcos André Costa, nosso head de Data Insights, artigo publicado no Meio & Mensagem reflete sobre o contexto do ranking.
Mais do que registrar o resultado dos esforços empreendidos, o texto é um convite às lideranças: se este é um momento de desaceleração e expectativa, também pode ser a oportunidade ideal para rever estratégias de comunicação, começando por um diagnóstico abrangente da gestão da reputação.
Metodologia
Nossa plataforma digital Real-Time Tracker acompanhou 121 empresas de 23 setores — 40 delas listadas no ISE da B3. Entre 1º de janeiro e 31 de março de 2025, coletamos mais de 22,5 mil avaliações do público brasileiro, com base em 17 atributos-chave de reputação e marca, avaliados em escala de sete pontos.