O caminho para o sucesso
Quem são seus públicos estratégicos e o quanto você realmente os conhece? Para comunicadores corporativos e tomadores de decisão, nem sempre as respostas são visíveis.
A solução? Realizar uma correta segmentação dos seus públicos de interesse.
O que é?
A segmentação de stakeholders envolve compreender e dividir seu público relevante em segmentos, considerando suas características distintas, e aplicar esses filtros para obter sentimentos e percepções mais específicos.
Saiba como e por que selecionar seus públicos a partir dos recursos de análise oferecidos pela nossa Plataforma Digital Real-Time Tracker.
Demografia Padrão
Este é um desafio bastante comum no universo de monitoramento. Os segmentos padrão da nossa plataforma incluem:
1- País: revela nuances culturais, dinâmicas de mercado e diferenças regulatórias que podem impactar significativamente suas estratégias.
2- Região: ajuda a identificar – e enfrentar – desafios e oportunidades locais, garantindo uma abordagem mais direcionada.
3- Faixa Etária: permite criar mensagens, produtos e serviços de acordo com as necessidades e preferências específicas de diferentes gerações.
4- Gênero: auxilia na adaptação da comunicação de maneiras que ressoem com diferentes gêneros e promovam a diversidade e a inclusão.
5- Nível educacional: ajuda a identificar potenciais funcionários e grupos de talentos que exigem métodos distintos de comunicação e envolvimento.
6- Áreas de estudo: abre oportunidades para adaptar estratégias de conteúdo e engajamento para talentos.
7- Faixa de Renda: permite personalizar suas mensagens e criar produtos e serviços que atendam a diferentes segmentos econômicos.
Segmentação psicográfica e sociográfica
Permite que as empresas filtrem seus públicos não apenas em segmentos de clientes padrão, mas também em segmentos de marketing personalizados e identifiquem audiências influentes. Esses segmentos incluem:
8- Atitudes sociais: compreender como as partes interessadas se posicionam sobre temas polêmicos ajuda a comunicar melhor.
9- Estilo de vida: filtrar de acordo com o hobby, meio de transporte preferido ou outros padrões comportamentais pode fornecer um retrato mais detalhado de quem são eles e o que pensam.
10- Pontos de contato: saber onde e como seus públicos estratégicos ouvem falar de você – de plataformas sociais a mídias tradicionais e sites especializados – permite direcioná-los de forma mais eficaz.
Segmentação profissional e ocupacional
Permite filtrar não apenas em segmentos padrão – como tomadores de decisão de negócios ou profissionais em determinadas funções (por exemplo, marketing ou finanças) – mas também em segmentos personalizados, como compradores relevantes, parceiros, fornecedores, buscadores de emprego e líderes de opinião.
11- Indústria e segmento de atuação: permite avaliar o que os stakeholders em seu campo de atuação e segmento (B2B ou B2C, por exemplo) pensam – e garante que sua comunicação esteja alinhada com as demandas de cada setor.
12- Cargo/ perfil: filtrar em segmentos personalizados como líderes de opinião – ou seja, jornalistas, investidores, acadêmicos, legisladores, governo e ONGs – significa que sua equipe de comunicação pode entendê-los melhor.
13- Tamanho da empresa: em contextos B2B, o tamanho da empresa muitas vezes dita a escala de solução necessária. A segmentação de acordo com esse fator garante alinhamento com as necessidades do negócio.
Por que a profundidade é importante na segmentação de stakeholders
A segmentação demográfica é fundamental. A verdadeira magia acontece quando você se aprofunda em segmentos profissionais e comportamentais.
As possibilidades são ilimitadas e as percepções inestimáveis. E nós, da Caliber, elevamos a segmentação de stakeholders a um novo patamar, oferecendo total personalização.
Fornecemos as ferramentas para desmembrar os dados em segmentos mais relevantes para os objetivos da sua empresa.
Exemplo: para uma empresa de tecnologia, poderíamos filtrar o público por aqueles que se identificam, digamos, como tomadores de decisão de TI, gamers, consumidores e entusiastas do setor.
Por que a segmentação é transformadora
1- Comunicação direcionada por dados e indicadores: você pode adaptar sua comunicação para atender às necessidades de cada grupo. A segmentação aprofundada fornece as percepções necessárias para decisões estratégicas.
2- Alocação eficiente de recursos: você otimiza esforços e investimentos e reduz gastos financeiros, eliminando a necessidade de conduzir múltiplos estudos com diferentes públicos e que são difíceis de comparar.
3- Melhora o engajamento e satisfação: o envolvimento se torna muito mais significativo se você falar sobre seus interesses, preocupações e aspirações. A segmentação possibilita abordagens personalizadas.
4- Medição, avaliação e mitigação de riscos: permite medir e avaliar o impacto de suas ações com precisão, para que você saiba o que funciona e o que não funciona. Igualmente, permite identificar potenciais riscos para que você possa abordá-los proativamente, protegendo sua reputação.
5- Alinhamento – interno e com seus objetivos organizacionais: facilita o uso de medidas comuns entre departamentos, removendo silos e criando abordagens e análises mais fáceis. Além disso, garante que suas estratégias estejam perfeitamente alinhadas com os objetivos organizacionais.
Por que a abordagem da Caliber é única
O diferencial da Caliber está na capacidade de segmentar dados em diferentes grupos e comparar métricas de marca e reputação de maneira consistente, contínua e lógica.
Nossa plataforma de monitoramento digital Real-Time Tracker também fornece KPIs comparáveis às empresas e permite que elas direcionem suas atividades a grupos específicos de stakeholders – seja de maneira contínua ou para mitigar uma crise repentina.
Conclusão
Filtrar os públicos estratégicos em segmentos é o caminho para uma comunicação mais precisa, para a alocação de recursos e a tomada de decisão. Em outras palavras, é uma ferramenta de inteligência que as empresas visionárias não podem se dar ao luxo de ignorar