Uma indústria na encruzilhada e ainda em ponto morto
O novo estudo global da Caliber — Stuck in Neutral: The Reputation of the Global Automotive Sector — mostra uma indústria em transformação. No Brasil, a confiança no setor automotivo está na média global (TLS 66), mas com destaque positivo: a lealdade dos consumidores brasileiros está crescendo, com 50% dispostos a repetir a compra na mesma marca.
Em contraste com o esfriamento global no interesse por veículos elétricos, o Brasil apresenta maior resiliência e um grupo relevante de indecisos, sinalizando oportunidade para marcas que souberem comunicar bem seus diferenciais e remover barreiras de adoção.

Ao baixar o material completo, você vai ver também:
- Reputação em queda: o setor automotivo teve o pior desempenho entre os setores de consumo analisados, com queda de quatro pontos no Trust & Like Score desde 2024.
- Segurança e qualidade ganham protagonismo: recalls, falhas técnicas e preocupações com segurança passaram a pesar mais na percepção pública.
- Marcas chinesas em ascensão: montadoras da China estão conquistando reputação em mercados estratégicos, enquanto fabricantes ocidentais enfrentam desconfiança crescente, principalmente em relação a inovação e ética.
A metodologia Caliber
O estudo combina dados coletados ao longo de 12 meses (março/2024 a março/2025), com 5.596 respondentes em 7 países, incluindo o Brasil. Dados complementares coletados em quatro países com 5.146 respondentes. Pesquisa feita em sete países com 5.818 respondentes. O estudo utiliza o indicador proprietário Trust & Like Score (TLS), que avalia atributos de marca, reputação e ESG.