Autor: Marcos André Costa
“Consumidores começam a levar em conta iniciativas como a redução da emissão de gases do efeito estufa nos processos produtivos; além do fácil acesso aos produtos e sua composição nutricional”
O “Food & Beverage Global Reputation Report“, lançado pela Caliber agora em novembro, revela que a decisão de compra do consumidor continua sendo bastante racional e objetiva. Ganham preferência os que agradam ao paladar, são percebidos como alimentos e bebidas de qualidade e cabem no orçamento. No entanto, consumidores começam a levar em conta iniciativas como a redução da emissão de gases do efeito estufa nos processos produtivos; além do fácil acesso aos produtos e sua composição nutricional.
Mais adiante, listamos cinco destaques do estudo, feito a partir do monitoramento de 21 empresas globais da indústria de A&B, em sete mercados diferentes: Brasil, China, França, Alemanha, Estados Unidos, Japão e Reino Unido. Nessa etapa inicial, foram cerca de 6.500 respondentes. Dada a importância de marcas com alcance nacional/ regional neste segmento, conduzimos um estudo complementar com mais 63 empresas em 14 países, somando um total de 25.000 respondentes.
Em função da importância do setor e de seus expressivos índices de conhecimento e familiaridade, identificamos a oportunidade de conduzir uma segunda investigação complementar, com o objetivo de identificar potenciais riscos reputacionais existentes, a partir de uma perspectiva do público consumidor.
Confira os destaques do nosso “Food & Beverage Global Reputation Report 2024“:
1. Riscos reputacionais crescentes: o setor enfrenta riscos relacionados a preocupações ambientais, segurança alimentar, condições de trabalho e embalagens plásticas. Questões como a violação de leis de trabalho infantil e condições de trabalho análogas à escravidão e impactos ambientais são fatores que podem desencadear boicotes significativos: mais de 60% dos entrevistados estariam dispostos a parar de comprar produtos de empresas envolvidas nessas práticas.
2. Performance do indicador-chave de Confiança e Admiração: o índice “Trust & Like” do setor manteve-se estável, mas a pontuação de atributos específicos, como Integridade e Relevância, caiu desde 2021. Isso indica que, apesar do reconhecimento positivo, percepções racionais e críticas acerca das empresas do setor estão se intensificando, aumentando a necessidade de melhorias em práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).
3. Qualidade, preço e sabor são os principais fatores de decisão: globalmente, os consumidores continuam priorizando qualidade, preço e sabor ao comprar produtos de alimentos e bebidas. Sustentabilidade e ética, embora relevantes, são fatores secundários para a maioria, com maior ênfase entre os consumidores mais jovens.
4. Expectativas de sustentabilidade em ascensão: embora a sustentabilidade não seja a prioridade número um durante as compras, quase metade dos entrevistados espera que as empresas do setor reduzam seu impacto ambiental. Eis um desafio – que também aponta para os aspectos de qualidade e saudabilidade que os produtos oferecem.
5. Diferenças geracionais: consumidores abaixo de 35 anos atribuem mais importância a fatores como sustentabilidade e embalagens ecológicas, em comparação aos mais velhos. Isso sugere que as expectativas ambientais e éticas provavelmente se tornarão mais significativas ao longo do tempo, com o envelhecimento desse segmento de consumidores e o incremento da expectativa de vida da população.