Ir para o conteúdo

Confira o índice de Confiança e Admiração sobre o 1° semestre de 2025

Group Caliber logo
  • Serviços
  • Cases
  • Scan
  • Blog
  • Sobre nós
  • Contato
  • Serviços
  • Cases
  • Scan
  • Blog
  • Sobre nós
  • Contato
Login
  • Serviços
  • Cases
  • Scan
  • Blog
  • Sobre nós
  • Contato
  • Serviços
  • Cases
  • Scan
  • Blog
  • Sobre nós
  • Contato
Alimentos e bebidas

Estudo Global do Setor A&B 2024: Fatores de decisão tradicionais convivem com ascensão da sustentabilidade

  • 27/11/2024
  • Pedro Ulrichsen
Tempo de leitura: 2 minutos

Autor: Marcos André Costa

“Consumidores começam a levar em conta iniciativas como a redução da emissão de gases do efeito estufa nos processos produtivos; além do fácil acesso aos produtos e sua composição nutricional”

O “Food & Beverage Global Reputation Report“, lançado pela Caliber agora em novembro, revela que a decisão de compra do consumidor continua sendo bastante racional e objetiva. Ganham preferência os que agradam ao paladar, são percebidos como alimentos e bebidas de qualidade e cabem no orçamento. No entanto, consumidores começam a levar em conta iniciativas como a redução da emissão de gases do efeito estufa nos processos produtivos; além do fácil acesso aos produtos e sua composição nutricional.

Mais adiante, listamos cinco destaques do estudo, feito a partir  do monitoramento de 21 empresas globais da indústria de A&B, em sete mercados diferentes: Brasil, China, França, Alemanha, Estados Unidos, Japão e Reino Unido. Nessa etapa inicial, foram cerca de 6.500 respondentes.  Dada a importância de marcas com alcance nacional/ regional neste segmento, conduzimos um estudo complementar com mais 63 empresas em 14 países, somando um total de 25.000 respondentes. 

Em função da importância do setor e de seus expressivos índices de conhecimento e familiaridade, identificamos a oportunidade de conduzir uma segunda investigação complementar, com o objetivo de identificar potenciais riscos reputacionais existentes, a partir de uma perspectiva do público consumidor.


Confira os destaques do nosso “Food & Beverage Global Reputation Report 2024“:

1. Riscos reputacionais crescentes: o setor enfrenta riscos relacionados a preocupações ambientais, segurança alimentar, condições de trabalho e embalagens plásticas. Questões como a violação de leis de trabalho infantil e condições de trabalho análogas à escravidão e impactos ambientais são fatores que podem desencadear boicotes significativos: mais de 60% dos entrevistados estariam dispostos a parar de comprar produtos de empresas envolvidas nessas práticas.

2. Performance do indicador-chave de Confiança e Admiração: o índice “Trust & Like” do setor manteve-se estável, mas a pontuação de atributos específicos, como Integridade e Relevância, caiu desde 2021. Isso indica que, apesar do reconhecimento positivo, percepções racionais e críticas acerca das empresas do setor estão se intensificando, aumentando a necessidade de melhorias em práticas ESG (ambientais, sociais e de governança).

3. Qualidade, preço e sabor são os principais fatores de decisão: globalmente, os consumidores continuam priorizando qualidade, preço e sabor ao comprar produtos de alimentos e bebidas. Sustentabilidade e ética, embora relevantes, são fatores secundários para a maioria, com maior ênfase entre os consumidores mais jovens.

4. Expectativas de sustentabilidade em ascensão: embora a sustentabilidade não seja a prioridade número um durante as compras, quase metade dos entrevistados espera que as empresas do setor reduzam seu impacto ambiental. Eis um desafio – que também aponta para os aspectos de qualidade e saudabilidade que os produtos oferecem.

5. Diferenças geracionais: consumidores abaixo de 35 anos atribuem mais importância a fatores como sustentabilidade e embalagens ecológicas, em comparação aos mais velhos. Isso sugere que as expectativas ambientais e éticas provavelmente se tornarão mais significativas ao longo do tempo, com o envelhecimento desse segmento de consumidores e o incremento da expectativa de vida da população.

Acesse o estudo completo

Outras rankings de interesse:

Capa do Estudo Setorial de Reputação Corporativa – Segmento de Proteína Animal (Lácteos), desenvolvido pela Caliber em parceria com o Meio & Mensagem.

Itambé, Piracanjuba e Italac lideram ranking de confiança e admiração no setor de lácteos

Capa do Índice Caliber de Reputação Corporativa 2025 – Resultados do 2º Trimestre, em parceria com Meio & Mensagem, mostrando avaliação com cinco estrelas.

Novidade! 18º Índice Caliber Meio&Mensagem de Reputação Corporativa

Capa do estudo setorial sobre seguradoras no Brasil

Porto Seguro, Tokio Marine e Bradesco Seguros estão entre as seguradoras mais confiáveis do país

Talentos para Marca empregadora

Raízen, Porto Seguro e ENGIE lideram ranking das empresas mais atrativas para trabalhar no Brasil

índice Caliber de confiança e admiração

Veja agora! 17º Índice Caliber Meio & Mensagem de Reputação Corporativa

Industria Automotiva

Estudo global do Setor Automotivo 2025

Consultoria internacional especializada em reputação corporativa.

Institucional

  • Home
  • Cases
  • Blog
  • Sobre nós
  • Contato
  • Caliber Insights
  • Home
  • Cases
  • Blog
  • Sobre nós
  • Contato
  • Caliber Insights

Produtos e serviços

  • Gestão integrada da reputação
  • Avaliação reputacional de personalidades
  • Projetos de reputação adhoc
  • Diagnóstico Social para reputação
  • Governança em reputação
  • Análise contextual e leitura sensível
  • Caliber Scan
  • Gestão integrada da reputação
  • Avaliação reputacional de personalidades
  • Projetos de reputação adhoc
  • Diagnóstico Social para reputação
  • Governança em reputação
  • Análise contextual e leitura sensível
  • Caliber Scan
Linkedin-in Youtube

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre o universo da reputação

© 2024 Caliber Brasil | Marca registrada. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

Política de Cookies

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT