Novo levantamento da Caliber revela os 40 empregadores preferidos pelos brasileiros entre as empresas listadas no ISE da B3
Em um mercado cada vez mais competitivo e no qual os talentos exigem mais do que apenas bons salários, a reputação de marca empregadora se consolida como diferencial estratégico. É nesse contexto que a Caliber divulga o estudo Brazil Top 40 Employer Attractiveness Ranking 2025, que revela as empresas mais atrativas para trabalhar no país com base na percepção da população brasileira.
Mais do que uma lista de preferências, o ranking é fruto de uma metodologia robusta que monitora continuamente a opinião da sociedade por meio da nossa plataforma digital proprietária, a Real-Time Tracker. O objetivo: ajudar empresas a compreender como são vistas, aprimorar sua comunicação e fortalecer sua reputação no mercado de trabalho.
Critérios para entrar no ranking
A atratividade empregadora foi medida com base no percentual da população informada (aquelas pessoas que conhecem a empresa) que respondeu com nota 6 ou 7 (numa escala de 1 a 7) à pergunta: “Se eu estivesse procurando emprego, consideraria esta empresa como um bom lugar para trabalhar?”.
Além disso, as empresas analisadas foram previamente selecionadas segundo critérios como:
- Estar listada no ISE da B3;
- Faturamento relevante;
- Número de funcionários;
- Presença histórica no Brasil;
- Grau de familiaridade junto ao público brasileiro.
E vamos ao top 10:
- Raízen
- Porto Seguro
- ENGIE
- Natura
- Suzano
- WEG
- Vibra
- BTG Pactual
- Ecorodovias
- AES Brasil
Popularidade nem sempre resulta em atratividade
Empresas com alta atratividade nem sempre são as mais conhecidas do público geral. Isso se explica: quanto mais nichado o setor ou mais técnico o perfil do público familiarizado, maior tende a ser a taxa de consideração para trabalhar. Isso é um reflexo direto da percepção de valor e reputação entre quem realmente conhece a companhia. Por outro lado, empresas muito populares enfrentam o desafio de equilibrar visibilidade com coerência em sua narrativa institucional para manter ou melhorar sua reputação empregadora.
Metodologia: dados contínuos e representativos
A pesquisa da Caliber se baseia em um painel ativo de 7.834 entrevistas, colhidas entre janeiro e maio de 2025. As entrevistas são conduzidas diariamente com brasileiros representativos da população nacional. Isso permite captar tendências e variações com precisão, segmentando por:
- Gênero
- Idade
- Região
- Escolaridade
- Ocupação
A coleta é automatizada, garantindo dados vivos, acionáveis e atualizados — um diferencial decisivo frente a pesquisas pontuais e estáticas.
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