Empresas brasileiras lideram o ranking de Confiança e Admiração do segundo trimestre do ano
Três marcas brasileiras dominam o topo do novo ranking de Confiança e Admiração da Caliber, apurado no segundo trimestre de um ano marcado pela instabilidade geopolítica crescente.
A 18ª edição do Índice Caliber, desenvolvido em parceria com o Meio&Mensagem, comprova mais uma vez que, quanto mais a empresa consegue entregar o que comunica, e quanto mais esses atributos são reconhecidos pela sociedade, mais sólida será sua reputação.
Aqui estão as líderes do trimestre:
🥇Havaianas
🥈O Boticário
🥉Natura
Para o desenvolvimento do estudo, aplicamos o método de coleta de dados junto à sociedade brasileira entre 01.01.2025 e 30.06.2025. O questionário foi desenvolvido com 17 atributos relacionados à Reputação e Marca – escala de 7 pontos, a partir da Plataforma Digital Real-Time Tracker, de propriedade da Caliber. Foram realizadas, de janeiro a junho de 2025, 38.558 avaliações baseadas em 14.161 entrevistas realizadas em todo o território nacional.
A delicada relação entre geopolítica e reputação
O artigo que acompanha o 18º Índice Caliber Meio&Mensagem de Reputação Corporativa analisa os riscos reputacionais causados pelo cenário global de desconfiança crescente.
Assinado pelo diretor-executivo da Caliber Brasil, Dario Menezes, e o head de Data Insights da consultoria, Marcos Andre Costa, o texto destaca que o capital simbólico resultante de anos de trabalho consistente pode ser abalado por fatores geopolíticos fora do controle das empresas — como a atual guerra tarifária entre blocos e potências econômicas. Situações como esta tendem a impactar não apenas o comércio, mas também a percepção da confiança nas marcas.
Leitura essencial para quem quer fortalecer reputação em tempos de instabilidade.