Em um setor estratégico para o desenvolvimento nacional, é importante utilizar indicadores para melhor gestão da percepção dos seus stakeholders.
O mercado de energia tem vivido tempos de acelerada mudança, seja por conta da expectativa da sociedade por uma matriz energética mais limpa, pela pressão da redução dos preços ao redor do mundo ou por uma maior certeza da capacidade de fornecimento atual e futura dos players do setor.
Inserido de forma vital no dia a dia da sociedade, cada vez mais conectada e tecnológica, com um arsenal de equipamentos eletrônicos plugados, o segmento de energia é essencial para o funcionamento da economia, sendo impossível pensar em crescimento econômico sem uma adequada capacidade de suprimento instalado. Além disso, é um setor altamente regulado, para garantir a estabilidade e a confiança de toda a sociedade. Dividido nas áreas de geração, transmissão, distribuição e comercialização, o setor elétrico tem no Brasil a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) exercendo um forte poder de controle, com regras e formas de monitoramento bem claras.
Segundo estatísticas do mercado, existem no país mais de 10.000 empresas de geração de energia elétrica, mais de 150 empresas de transmissão e mais de 130 empresas de distribuição. Ainda no âmbito nacional, a EPE – Empresa de Pesquisa Energética do governo federal, no seu anuário estatístico de energia elétrica 2023 (ano base 2022) tem por objetivo trazer as principais informações relativas ao panorama da cadeia de energia elétrica do Brasil, com destaque para o consumo de eletricidade, seja no ramo industrial, comercial, rural, poder público, iluminação pública, serviços públicos ou consumo residencial. Em um ambiente tão competitivo como esse, a gestão da reputação pode significar muito para uma organização.
O último estudo global do setor de energia feito pela Caliber em 2023 se divide em dois grandes segmentos globais: energia elétrica e petróleo e gás. Embora ambos tenham avaliações medianas, na faixa de 64 pontos na escala metodológica de 100 pontos empregada pela Caliber, o setor de energia elétrica tem alguns desafios claros: a mudança para uma matriz energética limpa que está relacionada com as preocupações geradas pelos impactos da mudança climática, a expectativa da sociedade em geral por menores preços em tempos de orçamentos apertados, e a garantia de suprimento constante. Comparando o resultado global do estudo de 2023 contra o estudo de 2021, 35% dos respondentes percebem o setor como melhor do que era em 2021, 30% o percebem como pior e 32% não notam qualquer evolução no período.
Resumindo, o estudo demonstra que as empresas precisam desenvolver respostas estruturadas para todos esses desafios. Tudo isso contribui para a formação de percepções que levam invariavelmente à construção de reputação e, para tanto, trabalhar com indicadores de reputação tem se mostrado bastante útil para várias empresas ao redor do mundo.
A Caliber faz um monitoramento contínuo de empresas de energia e apresenta um índice geral de sua reputação, que pode ser comparado ao índice de outros segmentos da economia, sendo o setor de utilities um dos que apresenta menores avaliações em escala mundial. Nossos estudos globais de energia, realizados em 2021 e no final de 2023, avaliaram mais de 100 empresas no Brasil, Europa, Estados Unidos, China e Japão. No âmbito nacional, nossa experiência na condução de um projeto de longo prazo com a Equatorial Energia, perante a sociedade de sete estados e com públicos específicos, tem contribuído para aprofundarmos nosso entendimento e relação com o mercado de energia elétrica. Some-se a isso nosso projeto mais recente com a ENGIE, empresa líder na geração de energia renovável, que tem nos trazido novos olhares e aprendizados de uma indústria tão relevante para o desenvolvimento nacional.
Nesse contexto, pensando nos desafios deste ano e na construção do planejamento estratégico para o ano de 2025, entender como a sua empresa está sendo percebida pelos seus públicos de interesse e conseguir traduzir em estratégias, apoiado sempre pela profundidade de análise e relevância metodológica que caracterizam a Caliber pode ser crucial para seu sucesso. Se a sua organização, seja da área de energia ou de outro segmento, entende a importância da reputação corporativa, vale considerar deixar de lado apenas a gestão por feeling e adotar uma gestão baseada em dados, construindo estratégias aderentes às expectativas da sociedade, ao trazer a percepção dos seus públicos para o centro da tomada de decisão. Mesmo em tempos de inteligência artificial, construir conexões reais e efetivas continua tendo peso estratégico para as organizações.