Ir para o conteúdo

Confira o primeiro índice de Confiança e Admiração de 2025

Group Caliber logo
  • Serviços
  • Cases
  • Scan
  • Blog
  • Sobre nós
  • Contato
  • Serviços
  • Cases
  • Scan
  • Blog
  • Sobre nós
  • Contato
Login
  • Serviços
  • Cases
  • Scan
  • Blog
  • Sobre nós
  • Contato
  • Serviços
  • Cases
  • Scan
  • Blog
  • Sobre nós
  • Contato
Previsões 2025

Riscos e oportunidades para a gestão da reputação em 2025

  • 11/02/2025
  • Pedro Ulrichsen
Tempo de leitura: 2 minutos

Marcos André Costa

O cenário de 2025 apresenta riscos e oportunidades significativos para a gestão da reputação corporativa. A complexidade é um componente dado e, neste sentido, as empresas deverão direcionar esforços não apenas para manter a relevância de suas marcas, produtos e serviços, mas também para incrementar as ferramentas que poderão torná-las (ainda mais) resilientes.


RISCO: Escrutínio exige autenticidade

O escrutínio acerca do que se faz, do que se fala/ do que se publica e do que se oferece/ se vende (como produto ou serviço) tem potencial para ganhar maior intensidade.  Autenticidade pode ser um atributo valorizado pelos públicos de interesse – de modo a impactar (positiva ou negativamente) os comportamentos de apoio da sociedade em relação às marcas com as quais se relacionam.

RISCO: Desconhecimento acerca de expectativas e interesses dos públicos

Em contrapartida, ouvir atentamente (“escuta ativa”), promover o diálogo e negociar serão habilidades fundamentais em um mundo onde as marcas serão demandadas, muitas vezes, a tomar posições em relação a temas eventualmente controversos da sociedade.  Compreender expectativas e interesses dos públicos é a chave para a tomada de decisão quanto aos posicionamentos corporativos que deverão (ou não) ser manifestados.

RISCO: Articulação com o poder público e elevados padrões de conformidade/ governança

Temas como ESG e DEI tem espaço na agenda – em especial em países como o Brasil, onde ainda construímos, atualizamos e consolidamos políticas públicas que sejam capazes de tornar nossa realidade menos desigual – muitas vezes, a partir da articulação necessária entre a iniciativa privada e o poder público.  Neste sentido, as questões de conformidade/ governança corporativa também se farão notar.

RISCO: Comunicação e tecnologia: saber usar

A tecnologia reafirma seu espaço, com o incremento das aplicações da inteligência artificial em nosso dia a dia.  No ambiente da comunicação, não apenas a quantidade – mas, sobretudo, a qualidade – das mensagens produzidas e colocadas em circulação serão características cada vez mais importantes no que diz respeito à alocação dos esforços e dos recursos que, somados, terão a responsabilidade de construir relações duradouras de confiança e admiração – elementos-chave para uma reputação bem sucedida e, consequentemente, para a geração de valor de uma organização junto aos seus stakeholders.


Para ler o texto do CEO da Caliber, Shahar Silbershatz, uma das inspirações para esse artigo, clique aqui:

Fale conosco

Você também pode se interessar por:

Setor de Energia

A reputação como pilar estratégico no setor de energia

Previsões 2025

Riscos e oportunidades para a gestão da reputação em 2025

Employer branding

Reputação e marca Empregadora: desafios crescentes de atração de pessoas

Comunicação corporativa

A Importância da comunicação na construção da reputação corporativa

A gestão da reputação na perenidade das organizações

A jornada da reputação no segmento farmacêutico global

Serviços

  • Metodologia
  • Plataforma RTT
  • Metodologia
  • Plataforma RTT

Cases

  • Amil
  • B3
  • Casa & Video
  • ENGIE
  • Equatorial Energia
  • Hering
  • Itaú
  • Nestlé
  • Pfizer
  • Smart Fit
  • Amil
  • B3
  • Casa & Video
  • ENGIE
  • Equatorial Energia
  • Hering
  • Itaú
  • Nestlé
  • Pfizer
  • Smart Fit

Blog

  • Conteúdo
  • Bora Falar de Branding
  • Caliber Insights
  • Conteúdo
  • Bora Falar de Branding
  • Caliber Insights

Quem Somos

  • Sobre nós
  • Equipe
  • Sobre nós
  • Equipe

Contato

  • Fale Conosco
  • Fale Conosco

Inscreva-se na nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos sobre o universo da reputação

Linkedin-in Youtube

© 2024 Caliber Brasil | Marca registrada. Todos os direitos reservados

Política de Privacidade

Política de Cookies

Feito com WP360 by StrazzaPROJECT