14.º Índice Caliber de Reputação Corporativa

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Confira os resultados do segundo trimestre de 2024

Mais do que a mera imagem pública, a gestão da reputação abrange um conjunto estratégico de ações que visam construir, proteger e fortalecer a percepção que os públicos estratégicos têm de uma empresa.

Na 14ª edição do Índice Caliber de Reputação Corporativa, projeto realizado em parceria com o Meio & Mensagem, revelamos as 20 empresas que se destacaram como as mais confiáveis e admiradas do país no primeiro trimestre de 2024, assim como as marcas líderes por segmento.

Seguindo os procedimentos metodológicos adotados, Google, Natura, Microsoft, Havaianas, Mercado Livre, O Boticário, Samsung, J&J, Apple e Nubank ocupam, respectivamente, as dez primeiras posições do ranking nacional de reputação do segundo trimestre de 2024. Estas marcas podem ser consideradas as líderes em capital reputacional, conforme os parâmetros observados pelo levantamento.


Supremacia nacional

Dos 23 segmentos monitorados, em 12 deles a liderança cabe a empresas nacionais — o que confirma tendência observada no relatório do trimestre anterior, com uma posição de destaque por parte das empresas locais, junto à população brasileira.

Quais segmentos de mercado têm melhor reputação no Brasil?

A partir do monitoramento de 104 empresas no país, indicamos também os cinco segmentos com a melhor e os cinco com a pior avaliação por parte da sociedade brasileira.

O que eles têm em comum?

A necessidade de as empresas tornarem mais claras as suas entregas para a sociedade e, acima de tudo, cumprirem com as suas respectivas promessas de marca junto aos seus públicos de interesse.


Sobre o ranking

Para o desenvolvimento do estudo, aplicamos o método de coleta de dados junto à sociedade brasileira entre 1º de janeiro e 30 de junho de 2024. O questionário foi desenvolvido com 17 atributos relacionados a Reputação e Marca — escala de 7 pontos, a partir da Plataforma Digital Real-Time Tracker, de propriedade da Caliber. Foram realizadas, no primeiro semestre de 2024, 34.900 avaliações baseadas em 11.398 entrevistas realizadas em todo o território nacional.


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Artigo ¨Ativo de valor sustentado¨

Num mundo repleto de mudanças ambientais, sociais, políticas e tecnológicas, é crucial construir uma sólida reputação para enfrentar os imprevistos e gerar valor de longo prazo para a marca.

No artigo complementar ao ranking, escrito por Dario Menezes, nosso Diretor-executivo e professor de Branding na FGV e ESPM, e Marcos André Costa, Head de Data Insights e professor da Aberje, apresentamos 14 razões pelas quais a gestão da reputação se torna crucial nos tempos atuais.

A pergunta que fica, é?

Enquanto gestor(a), como você entende a gestão da reputação? Considera com um mero instrumento de mitigação de riscos, conferindo proteção para alguns stakeholders (como, por exemplo, acionistas), ou consiste numa estratégia de criação de valor, abrangendo nessa construção uma gama muito maior de públicos beneficiados?

Para ter sucesso em momento de águas turbulentas, é importante entender que reputação é um ativo estratégico e que confere valor sustentado para a organização.